Siga-nos

Saúde

Banco de Leite Humano na Vila Clementino pede doações

Publicado

em

O leite humano, padrão ouro quando se trata de alimentação infantil nos primeiros anos de vida, é composto por mais de 250 substâncias capazes de responder às necessidades dos recém-nascidos, principalmente, os prematuros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno seja praticado exclusivamente até o sexto mês de vida do bebê, ou seja, não há a necessidade de oferecer nenhum outro alimento ou líquido, nem água. Após esse período, a introdução gradual de novos alimentos deve ser feita, e a amamentação mantida até os dois anos ou mais.
O Banco de Leite Humano (BLH) é um serviço especializado em oferecer ações de apoio, proteção e promoção do aleitamento materno, dedicando-se à assistência ao binômio mãe/bebê durante o processo de amamentação. Além disso, executa atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado por mães voluntariamente. O leite humano do banco de leite é a melhor opção para alimentação de bebês internados na UTI Neonatal que, por algum motivo, não podem ser amamentados diretamente no seio materno.
Embora tenha apoio das doadoras atuais e da equipe do Hospital São Paulo (HSP), o Banco de Leite Humano da Unifesp/HSP está com o estoque muito baixo e, infelizmente, não consegue suprir o volume necessário a todos os bebês internados na UTI Neonatal. Com esse intuito, precisa de ajuda de doadoras para garantir uma alimentação saudável para todos esses os bebês. Se você é uma mulher saudável, está amamentando e apresenta produção láctea maior do que as exigências de seu bebê, ou ainda, se está impedida temporariamente de amamentar, por razões de saúde e ou distância (retornou ao trabalho e ainda está amamentando, por exemplo), você pode ser uma doadora.
O Posto de Coleta (PC) do Banco de Leite, localizado no oitavo andar do HSP, ao lado da UTI Neonatal, é aberto às pacientes internadas em todos os setores do hospital e às funcionárias que desejam ser doadora. O funcionamento do PC é das 8h às 11h30 e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira. Já o Banco de Leite Humano – Centro Ana Abrão, localizado na Rua Dr. Diogo de Faria, nº 395, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sendo responsável pelas coletas domiciliares de doadoras externas ao HSP.
Você pode ser doadora? Conhece alguma mulher que pode doar? Entre em contato pelo telefone (11) 5539-0155. Um frasco de leite materno pode ajudar a alimentar até dez bebês. Cada gota conta e juntos podemos fazer a diferença!.
Da Unifesp

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados