Siga-nos

Cultura

Auditório Ibirapuera terá shows de Ritchie e Supla

Publicado

em

Acústica perfeita, ambiente lindo, natureza próxima, programação intensa e diversificada. Curtir o Auditório do Ibirapuera é um privilégio para os paulistanos, mas em especial para quem vive em bairrox próximos como a Vila Mariana, a Saúde, o Jabaquara.
Fica fácil, por exemplo, se deslocar para ver os shows de dois ícones dos anos 1980, como Ritchie e Supla.
O primeiro é o roqueiro supla, que sobe ao palco ao lado dos músicos da banda homônima – formada por Bruno Luiz (guitarra), Camila Lordy (teclados), Edgar Avian (bateria) e Henrique Baboom (baixo) –, para realizar o show de comemoração dos seus 30 anos de carreira.
A apresentação conta ainda com a participação especial de Roger Moreira (Ultraje a Rigor), do irmão e parceiro no Brothers of Brazil, João Suplicy, e da jovem cantora Isa Salles. “O show vai fazer um apanhado geral, pegando músicas do Brothers of Brazil, da minha banda de Nova York [Psycho 69], da Tokyo [banda de meados dos anos 1980, que revelou o cantor] e do meu trabalho solo, além de algumas inéditas”, explica.
“É um show bem divertido, mas vai fazer a galera pensar.”No repertório da apresentação estão novas canções, como “Diga o que Você Pensa”, “Parça da Erva” e “Amor entre Dois Diferentes” – que fazem parte do mais recente álbum do artista, a ser lançado ainda neste ano –, sucessos que marcaram essas três décadas de atividade, como “Garota de Berlim”, “Motocicleta Endiabrada”, “Green Hair (Japa Girl)”, “Monkey Copacabana Beach Banana” e “O Charada Brasileiro”, além de alguns covers.
A respeito das participações especiais, Supla conta que Roger vai cantar com ele “Encoleirado”. “Nós escrevemos essa música juntos. O videoclipe dela fez muito sucesso no começo da MTV [início da década de 1990]”, conta. “A Isa Salles divide os vocais comigo no hit ‘Amor entre Dois Diferentes’, e eu e o João vamos cantar ‘On My Way’, do Brothers.
Perguntado sobre a sensação de estar comemorando 30 anos de estrada, o Charada Brasileiro – apelido carinhoso do artista, que lançou recentemente o livro Supla: Crônicas e Fotos do Charada Brasileiro – se diz entusiasmado. “Poder cantar essas músicas que eu não cantava há tempos é bem divertido. E algumas delas ainda fazem muito sentido para mim”, conclui.
Já o cantor e compositor inglês Ritchie vai dividir o palco do auditório com o grupo Blacktie, formado por Fabio Tagliaferri (viola de arco e ukulele-tenor), Mario Manga (violoncelo e violão) e Swami Jr. (violão de sete cordas e ukulele baixo).
O show vai marcar o lançamento do disco Ritchie & Blacktie – Old Friends – the Songs of Paul Simon, em apresentação que conta com a participação especial de Tuco Marcondes (violão, ukulele-baixo e voz).
O show, totalmente acústico e fiel ao disco, traz no repertório músicas de Paul Simon, como “Mrs. Robinson”, “The Sound of Silence” e “Still Crazy After All These Years”, que ganham uma versão acústico-camerística-popular e contam com arranjos de Fabio Tagliaferri (que também responde pela direção musical do espetáculo).
“Não tem bateria nem percussão”, conta Fabio Tagliaferri. “É um jeito camerístico, mas popular, de tocar Paul Simon […] O barato é que nós ‘suingamos’ nos instrumentos de cordas [como viola e violoncelo]. A música do Simon é tão genial que com qualquer um deles [instrumentos] soa legal […] E o Tuco Marcondes tem toda essa linguagem pop. O violão dele é o centro das coisas”, diz.O grupo Blacktie – retorno dos músicos Mario Manga e Fabio Tagliaferri, remanescentes do trio Música Ligeira [formado na década de 1990 por Manga, Tagliaferri e Rodrigo Rodrigues e que chegou ao fim em 2005, com o falecimento do último] –, em parceria com Swami Jr., faz novos arranjos e versões para música em língua estrangeira, sempre convidando um intérprete para participar do projeto.
“Nós fizemos um primeiro disco com a Blubell […] e agora convidamos o Ritchie para fazer Paul Simon”, explica Fabio Tagliaferri. O músico revela ainda que o grupo já está trabalhando em um novo projeto, que contará com músicas de Elvis Presley e será gravado com a cantora Ana Deriggi. “Ela é uma profunda conhecedora de Elvis. Vai ser muito legal também”.
O show de Supla acontece dia 8, sexta, e o de Ritchie dia 9, sábado, às 21h. Ingressos:R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada). Livre. O auditório fica dentro do Parque do Ibirapuera, com entrada pelo portão 2 da Avenida Pedro Álvares Cabral. Telefone: 3629-1000.

Foto 3

Cultura

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados