Siga-nos

Destaques

Atenção plena: a paz no meio do caos

Publicado

em

Alguma vez você já se pegou com a mente remoendo coisas que viveu? Algo que, mesmo sem grande importância atualmente, você simplesmente não consegue deixar para trás? Ou ainda, você fica reformulando mentalmente tarefas que precisa concluir e isso deixa sua cabeça cheia de preocupações? Às vezes, parece que mal conseguimos prestar atenção no que está acontecendo, mesmo que seja uma simples conversa com alguém, não é verdade? Isso costuma vir acompanhado de uma sensação de cansaço, estresse, desânimo, ansiedade, e está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.

Se você se identificou com o parágrafo acima, talvez esteja na hora de conhecer um pouco mais sobre “Mindfulness”, também conhecido como Atenção Plena. Mindfulness é a habilidade de trazer atenção ao momento presente – ao invés de ficar com a mente presa no passado ou futuro – de maneira intencional, gentil, com um olhar mais aberto, curioso e livre de ideias pré-concebidas

As técnicas que desenvolvem Mindfulness já são bastante utilizadas em outros países desenvolvidos, auxiliando as pessoas a encontrarem novas formas de lidar com as situações estressantes e encontrar paz no meio do caos.

Essas mesmas técnicas estão chegando ao Brasil com força total e prometem ficar. Também vêm tendo amplo destaque na mídia em matérias na Super Interessante, Folha de S.Paulo, Veja, Globo Repórter, entre outros

A profissional Mayra Machado, que também conduz pesquisas no Brasil nesta área pela UNIFESP, afirma:

“Nossa mente é cheia de armadilhas e, tomar consciência inclusive disso permite que possamos viver de forma muito mais equilibrada. Quando abrimos mão de julgamentos ou ideias pré-concebidas, podemos entender a experiência como ela é de fato, e não como nossa mente acredita que seja. Finalmente, quando conseguimos nos aproximar de tudo isso com um olhar mais curioso e gentil, aprendemos a nos relacionar de forma diferente com nossas próprias dificuldades e também com as outras pessoas, de maneira muito mais leve”

De forma simples, sem contexto religioso e tendo eficácia comprovada pela ciência, Mindfulness pode ser treinado através de um tipo específico de meditação, que nada tem a ver com ficar com a mente em branco, como a maioria das pessoas costuma pensar. De acordo com pesquisas, pessoas que desenvolvem Mindfulness possuem menores sintomas de estresse, depressão e ansiedade. Além disso, promove maior qualidade de vida, diminuição da pressão arterial, autoconhecimento, aceitação, melhora do sistema imunológico, entre outros. Hoje, é possível encontrar programas específicos inclusive para auxiliar pessoas com dores crônicas, compulsão alimentar, e mesmo dependência química.

Segundo Mayra Machado, “a grande beleza de desenvolver essa habilidade está justamente no voltar ao simples, que acabamos esquecendo na correria do dia a dia, como se ficássemos amortecidos: é aprender a se conectar novamente com o que vivemos no momento presente, seja em uma atividade que desempenhamos, seja nas relações interpessoais ou, principalmente, no conectar-se plenamente com nós mesmos”.

A maioria dos programas para desenvolver Mindfulness acontece em grupos de 8 encontros semanais em que, além de ensinar as técnicas de meditação, é discutido de que forma elas podem auxiliar nas nossas dificuldades e como lidar com os desafios que surgem ao desenvolver este novo hábito.

Fique por dentro! Participe do grupo de Mindfulness no Espaço Saúde Terapias Integradas. Informações 5589-1628 / 97373-9688 – Rua Paracatu 309 – Sl 76 – Saúde – www.pilatesesaude.com.br

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados