Siga-nos

Meio ambiente

As viagens de férias e a conscientização ambiental

Publicado

em

Em viagens, é comum turista se chocar com sujeira no mar e em outros paraísos ecológicos. Qual a responsabilidade de cada um?

Não é uma cena incomum: enquanto o turista brinca com o filho à beira-mar, uma embalagem de margarina aparece boiando no mar. Ou uma sacolinha plástica. E quando, durante trilhas em montanhas nos deparamos com latinhas de alumínio ou restos de comida abandonados?

As viagens de férias devem servir para nos manter atentos sobre a importância de preservação ambiental. Ao visitar um lugar diferente, mesmo que não sejam cometidos absurdos como atirar lixo nos oceanos, rios e montanhas, qualquer pessoa pode estar deteriorando a vida da localidade. Destinos turísticos costumam ter sua população multiplicada absurdamente na temporada.

Só para exemplificar: o município de Praia Grande, no litoral sul, um dos mais procurados pela proximidade com a capital durante no verão, tem população de cerca de 250 mil pessoas. Na temporada, a estimativa é que uma multidão de mais de 700 mil pessoas passem dias por lá. No litoral norte, são esperados este ano cerca de 2 milhões de turistas em cidades como Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião – vale ressaltar que a população total de cada um destes municípios, em geral, não ultrapassa 100 mil pessoas.

Neste início de 2013, estas cidades estão sofrendo com o excesso de lixo a ser coletado. Assim, o ideal é que cada visitante tenha sempre em mente não apenas a preocupação de não abandonar resíduos pelas praias e trilhas, mas também de reduzir a quantidade de lixo que produz diariamente. Prefira alimentos naturais, se possível destine os materiais recicláveis para entidades ou catadores, evite o desperdício e o uso de descartáveis, como copos, talheres e pratos de plástico.

Em viagens a destinos de serra ou litoral, as caminhadas são sempre uma forma de se valorizar o contato com a natureza e das coisas mais simples da vida. Piqueniques também são um bom programa, especialmente para ensinar as crianças a importância de cuidar da natureza, mas desde que estas preocupações com a destinação correta dos resíduos seja sempre prioritária.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados