Siga-nos

Sem categoria

Alckmin assume e indica que linha 5 poderá atrasar ainda mais

Publicado

em

 

Previsão de concluir ligação entre Vila Mariana e Santo Amaro até 2014 está descartada

Geraldo Alckmin assumiu o Governo do Estado e ficou claro que ainda é incerto o futuro da Linha 5 do metrô, entre Santo Amaro e a Vila Mariana. As obras estão em andamento na região de Santo Amaro, onde existem estações ligando a região do Capão Redondo ao Largo 13 de Maio, e também já deveriam estar acontecendo na região de Moema e Vila Clementino, para ligação com a estação Santa Cruz. No entanto, além de atrasos no processo burocrático, houve denúncias de fraude na concorrência para tocar as obras e o processo deve ser cancelado.

Esta semana, em sua posse, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, deixou claro que deve haver uma nova licitação, o que atrasará em pelo menos mais seis meses a decisão, sem falar nos questionamentos que podem ser feitos em juízo até dia 14 de janeiro, pelas vencedoras da etapa agora questionada.

O novo secretário disse que poderá até alterar a proposta para a obra e faze-la em sistema de Parceria Público-Privada, como aconteceu com a linha amarela. O sistema foi muito criticado e houve até insinuações de que as falhas que levaram a formação de uma cratera em Pinheiros, em acidente ocorrido há 4 anos, em janeiro de 2007, logo após Alckmin ter deixado o governo para que José Serra assumisse.

Fernandes, entretanto, assegurou que dará continuidade aos projetos de expansão e modernização do Metrô, CPTM e EMTU. O novo secretário defendeu ainda uma visão mais “sistêmica” para melhorar a mobilidade nos conglomerados urbanos de São Paulo, mas deu sinais de que pretende conter gastos públicos. “Não podemos continuar investindo bilhões em sistemas sobre trilhos de alta capacidade, e nada fazer para eliminar os deslocamentos desnecessários. Não é simplesmente fazer mais e mais linhas de metrô e trem para resolvermos todos os problemas. Precisamos pensar de uma forma universal”, disse Fernandes.

Vale lembrar que até a Prefeitura de São Paulo destinou recursos dos cofres públicos municipais para que a Linha 5 fosse concretizada. Inclusive verbas arrecadadas por leilões públicos e que obrigatoriamente devem ser investidas na Operação Urbana Água Espraiada foram transferidos para a expansão do ramal Lilás, em detrimento de outros projetos urbanísticos e habitacionais que poderiam estar já em execução na região do Jabaquara.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados