Siga-nos

Meio ambiente

Água é recurso que pode ser reaproveitado

Publicado

em

Em uma casa, o que acontece com a água despejada pela máquina de lavar roupas? E com os jatos frios do começo do banho?

Enquanto populações inteiras enfrentam a seca na maior parte do ano, os moradores de grandes centros urbanos como São Paulo despejam nos esgotos uma água pouco aproveitada. Há outras formas de evitar desperdícios, além de fechar as torneiras abertas inutilmente enquanto se escovam os dentes ou se faz a barba.
A chamada “água cinza” é aquela que sai das máquinas de lavar louças e roupas, das pias, dos tanques, do chuveiro. Uma ideia simples é colocar no chão do banheiro, um balde ao lado de onde cai a água do chuveiro. Ao final dos banhos de toda a família, aquela porção resultante dos pingos pode ser aproveitada para regar plantas. A proposta tem ainda mais valor para quem tem o aquecimento da casa a gás ou energia solar. Como os primeiros jatos vêm frios, aquela água toda, limpinha, geralmente escorre pelo ralo: a dica, claro, é colocar recipientes ali para recolher o precioso líquido que depois poderá ser reaproveitada na limpeza da casa.
E a água que sai da lavadora de roupas? Esta tem alguns vestígios de produtos alvejantes e, por isso, é indicada para lavar o carro, a bicicleta, o quintal, a calçada… Basta recolher pelo tubo de descarte de máquina, sempre que possível. Evite usar mangueiras e esguichos!
Pode ter certeza de que existem inúmeras formas de reaproveitar o “ouro azul” e economizar na conta ao final do mês. Muitas pessoas, por exemplo, já aprenderam a guardar a água usada para cozinhar legumes em uma posterior receita de sopa, no mesmo dia. Ou a jogar no vaso a água trocada do bebedouro dos animais, a água coletada da chuva…
Além das pequenas atitudes, projetos de maior porte são importantes de preservação da água, que passam pelo conceito do segundo R. A água de reuso é fornecida pela Sabesp, e vem sendo adotada por indústrias, empresas e órgãos públicos. Pode ser usada para a limpeza de ruas e praças, aproveitada em processos de refrigeração de equipamentos ou até para produzir energia. A limpeza das áreas após a realização de feiras livres, por exemplo, é feita com a água de reuso.

 

Depois de lavar
Frutas e verduras, para onde vai tanta água “quase” limpa?

 

 

PASSEIOS

 

 

Endereços verdes na região

 

Há mais de 1 milhão de espécies de insetos já conhecidas. Mas, pesquisadores e cientistas avaliam que podem existir até outras sete milhões ainda passíveis de serem descobertas. Esse mundo repleto de mistérios, que tem pragas, mas tem também animais que colaboram para o equilíbrio do planeta, é apresentado para pessoas de todas as idades em um Jardim Zoológico, o único do país, localizado na Vila Mariana. Lá, o visitante verá de perto abelhas produzindo mel, lagartas produzindo o fio da seda utilizado em nossas roupas, formigas trabalhando em um sistema organizado, cupins reciclando material orgânico entre outras atrações. Tudo com diversos recursos facilitadores para o melhor entendimento, dinamismo e interação, como paineis interativos, microscópios para observação de minúsculas criaturas, jogos, trabalhos manuais e outras curiosidades. O projeto é coordenado pelo Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Jardim Zoológico de Insetos: Rua Amâncio de Carvalho, 546. De terça a domingo, das 9h às 16h.
Visitas monitoradas – agendar pelo telefone 5572-9933.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados