Siga-nos

Saúde

“Aparelho invisível” para alinhar dentição atrai novos pacientes

Publicado

em

Em minha experiência profissional, percebo a resistência de muitos pacientes em usar aparelho ortodôntico, principalmente quando as falhas são suaves. Ao mesmo tempo, também é fácil perceber como todos eles gostariam de corrigir e alinhar a arcada, para garantir um sorriso mais uniforme e poder expressar com mais alegria as conquistas diárias.

 Mas, se as falhas são suaves o que os impede de recorrer ao apoio de um ortodontista? Além de avaliar que há um incômodo diário, a maioria pressupõe que o uso de aparelhos ortodônticos fixos vai atrapalhar o trabalho, prejudicar o visual. Há até pacientes que acreditam que ficarão com aparência mais infantil e, acreditem, aqueles que temem uma piora na higienização bucal.

 A tecnologia em odontologia, entretanto, está sempre em evolução. E para acabar com estas resistências hoje existe um aparelho “invisível”. A novidade foi criada para quem precisa “endireitar” seus dentes de forma quase imperceptível. Quem prestar muita atenção vai notar que este tipo de aparelho já vem sendo bem usado por repórteres de televisão e artistas, que dependem da imagem para trabalhar e surgir em eventos públicos.

Além de ser feito de material translúcido, o aparelho é feito de um molde de ajuste perfeito a cada curva de seus dentes, o que garante sua “invisibilidade”. Outra vantagem é que o aparelho é removível facilmente, permitindo uma higienização normal.

O custo varia conforme as características individuais de cada paciente, mas é verdade que tem valor superior aos aparelhos ortodônticos tradicionais. Por outro lado, o custo da manutenção é menor, já que não há trocas de brackets, elásticos e readequações comuns aos metálicos. As consultas se tornam, assim, menos frequentes e têm o objetivo de avaliar o progresso do tratamento. Por isso, para casos mais simples, até adolescentes podem recorrer a ele.

Para atletas profissionais, o uso precisa ser bem avaliado, pois o aparelho não é ideal para a prática esportiva intensa e treinos diários, porque pode “cair”. E quem quer resultados eficazes precisa usar o aparelho corretamente, durante período prolongado, para contar com a evolução no prazo desejado.

Ainda desconhecido por muitos no Brasil, o aparelho translúcido já melhorou o sorriso de mais de um milhão de pessoas nos Estados Unidos e Europa. Os resultados têm agradado não apenas aos pacientes, mas também aos ortodontistas.

Se você ainda tem dúvidas, entre em nosso site e faça perguntas: www.sonoesorriso.com.br. Lá há também outras notícias sobre as relações entre odontologia e um sono tranquilo, estética, qualidade de vida. Ou ligue para nosso consultório: 5572-2822

 Dra. Lanie Camargo Cirurgiã-dentista formada pela Universidade de São Paulo, especializada em ortodontia e tratamento para apneia do sono e ronco.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados